sábado, outubro 16, 2010

pela liberdade de pensamento

partilho este video porque o achei divertido, mas nao deixa de ser o paradigma do populismo, demagogia e manipulaçao. coisa em que, nao lhes sendo exclusiva, os rapazes do 31 sao hábeis. percebe-se rapidamente que este genero de construçoes sao "perigosas".

dao-lhe um aspeto comico, inocente e simples, para demonstrar que nao ha qualquer manipulaçao (como fazem os magicos declarando "nada na manga"). mas sabemos que desde o momento em que se escolhe mostrar aquela frame condicionam-se pensamentos e existe manipulaçao, com obvios efeitos geralmente sobre a populaçao menos habituada a tomar cuidado com aquilo que vai lendo e ouvindo nos "media". o passo seguinte é divulga-lo amplamente nas redes sociais, em sitios como o youtube geralmente sem o cuidado de contextualizar, dissimulando técnicas utilizadas, nao declarando os seus interesses ou filiaçoes.

é muito comum e sempre existiram tentativas de gerar opinioes ao longo dos tempos. os pensamentos condicionam-se de muitas maneiras. a publicaçao num jornal, pode ser apenas um dos modos de condicionar porque para a maioria da populaçao o que "saiu" no jornal ou o que "viram na televisao" é verdade, aconteceu, existe mesmo. outra forma mais sofisticada é "colar" declaraçoes do proprio de preferencia em video e fazer estas montagens. a imagem tem um poder enorme.

repito que me diverti com o video, mas ha que lembrar sempre que as palavras existem em contextos assim como partes de discursos, para mantermos a nossa liberdade de pensamento. no limite seria possivel com tecnicas de imagem e video refazer totalmente um discurso de uma personalidade sem que esta alguma vez o tivesse proferido.

Sem comentários: