sábado, janeiro 02, 2010

Tradutore, Traidore

JPP no seu post fica muito surpreendido com a máquina de propaganda (socialista) a funcionar.
nao me surpreende e o mesmo nao lhe devia suceder. nao faria o seu partido exactamente o mesmo se detivesse o poder? lembram-se da expressao "maquina laranja" do tempo dos governos de maioria absoluta do psd muito utilizada nos anos 90?

hoje destaca as diferenças entre o discurso do PM e o do PR. isso tambem nao me surpreende. é de esperar que ambos tenham visoes diferentes e mesmo expectativas diferentes para o pais.
a certo momento escreve "Onde o governo se prepara para avançar com o casamento dos homossexuais, o Presidente fala de distracções secundárias e valoriza a família."

Ora aqui a porca torce o rabo já que a expressao "valoriza a familia" é uma mera opiniao do JPP. Poderiamos dizer exactamente a mesma frase e utilizar "desvaloriza a familia", ja que o conceito defendido pelos conservadores, na qual se inclui a opiniao do presidente e a de JPP, é mais restritiva. na minha opiniao valorizar a familia seria alargar o conceito de familia e por isso incluir pai e filha, mae e filho, casais hetero ou homosexuais, irmaos,...

esta simples palavra manipula o leitor, aquilo que JPP combate. JPP é um excelente opinion maker e conhece bem o jogo da comunicação. JPP tem alias alertado para os riscos da manipulação mediatica, para todas as estrategias de condicionamento de massas, para a fabricação de noticias, para as campanhas de desinformação e da propaganda governamental. Tudo isto é facil pela evolução tecnologica na nossa sociedade de informaçao. JPP relembra-nos o risco de evoluirmos para um estado ditatorial como aquele descrito pela obra de G Orwell, 1984 e aconselha muito dinamite cerebral. essa de facto é a unica arma que possuimos contra um regime totalitario de pensamento unico.

e depois de isto tudo afinal JPP faz o mesmo que aqueles que critica ....mas o que eu esperava de JPP, independentemente de expor a sua opiniao, era de fornecer o acesso ao discurso do presidente atraves de um link no seu blogue em nome do livre pensamento.

Sem comentários: